sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Artigo de opinião: "O lugar onde eu vivo"

O tema da "Olimpíada de Língua Portuguesa" (O lugar onde eu vivo) foi trabalho e desenvolvido em todas os anos do Ensino Fundamental e Médio. Nossa escola contou com a colaboração da equipe docente para a elaboração das atividades que culminassem com a produção de um artigo de opinião.


O resultado fica por conta de vocês, alunos!

Todos poderão postar seus textos neste espaço, sem distinção de série ou sala, basta colocar seu nome.

Mãos ao teclado e bom trabalho!

65 comentários:

  1. Problema ou consequência: eis a questão

    Atualmente escutamos falar muito por meio da mídia em relação a cidade de São José do Rio Preto, localizada no noroeste paulista e que abriga uma série de belezas naturais e socioambientais como por exemplo, as águas que abastecem nossos bairros providas por três nascentes, que desde muito cedo já são vistas como um bem a sociedade riopretense .

    Porém, para a administração local, a questão das nascentes vem sendo um foco muito discutido entre biólogos e químicos em relação ao fato que elas estão regredindo. Esse problema vem se agravando devido a facilidade com que as pessoas estão tendo em chegar a elas, e pela maneira irregular de descartar o lixo sobre a mata siliar que é vista como a vida desse local, além dos esgotos que ao longo do tempo tem sido depositado nesses córregos, matando assim o surgimento de outras vidas.

    No entanto, a cada 19 de março que passa, nós temos o orgulho de mostrar a “cara” dessa grande cidade, que mesmo com o aumento acelerado nos índices de poluição e da destruição das fontes naturais, podemos sim considerar esse lugar como um pólo cultural e econômico . Mas vale perguntar:esse problema é gerado pela população ou já vem de outros tempos?

    É sabido que isso é produzido pelo falta de conhecimento sobre a importância deste bem para a sociedade, e que dessa maneira, boa parte dos problemas só poderiam ser resolvidos se houvesse uma mudança na consciência das pessoas.

    Portanto, podemos concluir que toda ação possui uma reação, ou seja, esse retorno para ser positivo só depende de nós.

    Jaqueline T de Aquino

    ResponderExcluir
  2. Jaqueline,
    O seu texto ficou excelente!
    A reflexão crítica acerca da importância ambiental das nascentes é um tema muitas vezes esquecido pela população da cidade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O Futuro Sem Início

    São José do Rio Preto é uma cidade de 157 anos, com aproximadamente 450.000 habitantes, cujo número de habitantes cresce a cada pesquisa. É considerada de acordo com pesquisas recentes a cidade mais rica do Interior Paulista.

    Com grande destaque para o comércio, que concentra enorme número de trabalhadores, e que nos finais de ano, por motivo das datas comemorativas, crescem em torno de 22%, cerca de 5% a 9% desses empregados temporários são efetivados. Sem dúvida isso é muito bom para o crescimento, portanto, se torna bem mais estruturada em mão de obra, e também aumenta a receita da cidade, pois existe um ciclo que, maior as vendas, maior os empregos, e em consequência disso, maior a arrecadação para a cidade, tornando-a mais rica.

    Se mais investimentos fossem feitos voltados para a qualificação de jovens, não precisaríamos investir tanto em segurança, que é um fato que cresce a cada dia em São José do Rio Preto, pois assim como há o 'ciclo do bem', no caso do emprego descrito acima, há também o 'ciclo do mal', em que quanto menos investimos em Educação, maior o número de jovens desqualificados para o mercado de trabalho, que pode servir como estímulo para roubos e assaltos.

    Em resumo, não é a quantidade de pessoas que atrapalha o andamento de uma cidade, mas sim a falta de investimento nas áreas certas. Uma boa administração pública seria a fórmula para o crescimento estruturado de uma cidade.

    Felipe Lima

    ResponderExcluir
  4. Felipe,
    É possível afirmar que seu texto possui um grau de reflexão que poucas pessoas conseguiriam ter dos problemas da nossa e de tantas outras cidades.
    Além disso, houve coerência entre os fatos abordados e a nossa real situação.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Adolescentes e Drogas

    São José do Rio Preto é um município brasileiro do estado de São Paulo. Fundado em 19 de março de 1852 a população comprovada pelo IBGE que tem aproximadamente 430 mil habitantes, sua economia é baseada no comércio, prestação de serviços, indústrias diversas e agricultura, é uma cidade com muita oportunidade, embora haja muita violência, desigualdade etc. Na mídia, por exemplo, encontra-se diversas reportagens referindo-se ao tema droga atualmente o uso e abuso de substância psicoativas entre adolescentes é um tópico frequente em debate.

    Não sou psicóloga nem muito menos especialista nessa área para perceber que os jovens de hoje estão cada vez mais nas drogas, matando, roubando, entre outros crimes para sustentar o vício.

    O vício não escolhe classe social: Há drogados nas famílias de classe alta, média e baixa. A maioria dos viciados vem de família cujos os pais não usam nem usaram drogas. Não há por que ter culpa. Esse sentimento só impede os pais de
    procurar e dar ajuda.

    É condenável a atitude que muitos jovens tomam diante das drogas, como aceitar que ela entre em sua vida. Apesar dos inúmeros jovens mortos ou presos por consequência das drogas, a população continua cega e, pior que isso, ocorre por opção.

    Não podemos continuar cegos diante dessa realidade, por isso jovens, acordem e vamos lutar para um futuro melhor. O adolescente, além de se preservar do uso das drogas, deve fazer algo para aqueles que já são escravos deste vício.

    Eliane Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Um lugar agradável

    Pessoalmente acredito que o lugar onde eu vivo é agradável, sendo uma cidade de grande porte, localizada no Noroeste Paulista.

    Sem duvidas São José do Rio Preto tem vários pontos turisticos, mas o que eu mais gosto é da Represa Municipal, pois nela temos lugares para comes, passear, caminhar e fazer ginástica. Nossa Represa é tão bonita que vêm, pessoas de outras cidades para conhecê-la.

    Mas me parece que nem todos que moram aqui gostam tanto dela, porque jogam lixos, animais mortos e cuidam como deveriam. E, além disso, à noite, jovens usam a nossa Represa para traficar e usar drogas.

    Para por um fim nosso, todos devem cooperar reciclando o lixo, para que não polua a Represa e não cause tantas enchentes, e as pessoas que usam e traficam drogas têm que ter mais consciência, para não prejudicar um dos pontos mais belos de nossa cidade.

    Enfim, o lugar onde eu vivo é um lugar lindo e muito ligado à cultura, mas como tods cidade grande tem seus problemas, que tentamos corrigí-los pouco a pouco, para ser cada dia mais agradável e aconchegante.

    Rubiane C. Franco

    ResponderExcluir
  7. Eliane,
    Você realmente se superou na escrita deste artigo. Parabéns pelo seu emprenho e dedicação. É assim que se constroe conhecimento: perguntando, interagindo, corrigindo e repensando.

    ResponderExcluir
  8. Rubiane,
    Depois de tantas escritas aí está seu texto!
    Você fez um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  9. O que gera a falta de emprego?

    A Cidade de São José do Rio Preto, localizada no noroeste paulista, se desenvolveu bastante ao longo dos anos devido ao grande número de industrias, e possui também um grande número de população migratoria.
    Vista por milhões de pessoas como fonte cultural e industrial, por conter uma bela infre- estrutura, é também bastante procurada por pessoas de toda região devido ao grande número de empresas em busca de funcionarios com melhores qualificações e expereiencia no mercado de trabalho.
    A falta de emprego em São José do Rio Preto é grande, muitas pessoas passam pela experiencia de ir atras de uma vaga de serviço disputada por até dez pessoas. Essa falta de emprego teria solução? Será que o problema teria sido a migração que gerou a falta de emprego?
    Em minha opinião, osque mais sofrem com a falta de emprego, são os jovens pois o mercado de trabalho exige além de estudos uma certa experiencia, mas muitas vezes aquele pode ser o primeiro emprego do adolecente, nestes casos como ele pode ter alguma chance de conseguir o emprego? A solução poderia ser a criação de Programas para auxiliar os desempregados a conseguirem com mais facilidade o emprego.

    ass: Danilo Queiroz

    ResponderExcluir
  10. Os trens e seus transtornos

    No lugar onde moro há um sério problema, a passagem de trens de carda pelo centro da cidade.
    Os trilhos também cortam a represa municipal, onde parte do abastecimento de água da cidade é feito.
    O trem atravessa as duas principais ruas ruas do centro da cidade, a rua General Glicério e Bernadino de Campos. Quando o trem atravessa ambas as ruas congestiona o trânsito, formando longas filas de automóveis.
    Em caso de descarrilamento próximo à represa municipal, o material transportado pode atingir as águas e comprometer o abastecimento de água na cidade.
    O) fato é que esse linha ferroviária encontra-se na cidade desde quando ela foi fundada e pode ser considerada um patrimônio histórico.
    Toda a malha ferrviária do Noroeste Paulista é administrada pela iniciativa privada (América Latina Logistica). Para a iniciativa privada não é viável financiar uma reestruturação de toda a malha ferroviária. Também não há incentivo constante do Governo para retitrar os trens dessa rota perigosa.
    A solução para esse problema seria uma reestruturação da malha ferroviária que corta a cidade.

    ROVERONI, Bruno.
    2º F

    ResponderExcluir
  11. A cidade dos Sonhos


    São José do Rio Preto é uma cidade com muitas qualidades, particularmente uma das melhores para se viver. Mas como toda cidade grande, também tem suas defasagens.
    Podemos encontrar em Rio Preto vários pontos turísticos: Represa, Parque Ecológico, Cidade das Crianças, shoppings, praças, exposições...
    É uma cidade que todos gostariam de morar, só que tem uma linha de trem que atrapalha bastante. Ela se localiza bem no centro da cidade, onde passam vários carros bem em cima dela. Com isso oferece muito risco de morte, pois não são só carros que passam por ela, e sim pessoas.
    Já há algum tempo, que todo prefeito que se candidata ao cargo em época de eleições, propõe solucionar este problema. Se ele faz essa proposta então é porque deve ter uma solução, e se há uma solução porque não colocá-la em prática?
    Creio que há alguns prefeitos que depois de eleitos, esquecem o verdadeiro motivo de estarem ocupando o cargo proposto.
    Se você se propõe a fazer um trabalho porque não fazer?
    Está na hora de cobrarmos nossos direitos, começando por cobrar as próprias promessas dos nossos governantes. Não estamos pedindo nada além do que propuseram a fazer.

    Ana Flávia O. de Abreu

    ResponderExcluir
  12. Uma cidadde melhor

    Hoje em dia diversos problemas ocorrem em São José do Rio Preto (uma grande cidade de porte do Noeste Paulista ) pelo seu desenvolvimento tão grande como em outras cidades.
    Uma questão abordada atualmente em todos os jornais, redes de tvs é o caos em que está a avenida Bady Bassitt.Estão melhorando o cheiro do esgoto, mas as pessoas que querem passar no local não conseguem chegar no horário em seus trabalhos, pois estão arrumando os encanamentos.
    Essa avenidaé bem movimentada e passam mais de mil carros por dia.
    Um outro problema que assusta são as enchentes que acontecem nessa avenida, mas já estão providenciando tudo paraque isso não aconteça mais.
    Enfim, mas tudo é relevado, pois acontece ou vai acontecer em alguma cidade.O que importa, é que todos nós vivemos em um lugar agradável , que sempre vai estar em meu coração e que nossos futuros netos, bisnetos possam vivenciar uma cidade melhor.Que vivamos com muito mais saúde e paz.




    Jeniffer A. Longhi de Paulo 2º H

    ResponderExcluir
  13. Beijos profª Priscila.
    Melhor Professora <3
    By: Jeniffer

    ResponderExcluir
  14. O sofrimento da sociedade

    A cidade de São José do Rio Preto é uma cidade de grande porte e tem um bom desenvolvimento,mas ainda possui grandes problemas;uma delas e a violência.

    A violência esta invadindo todos os lugares,até os bairros nobres estão da cidade estão
    sofrendo com este tipo de abusos,com a falta de segurança das ruas e da cidade .Os tipos violência são os assaltos,violência física,vandalismo,etc.
    Estes tipos de problemas causa o acuamento da sociedade,a falta de segurança nas ruas as pocas leis as baixas punições,estes problema ajuda a propagar ainda mais esse tipo de violação dos
    bens da sociedade.

    Umas das causas que submetem as pessoas a chegar a este ponte é a falta de empregos que o Governo promete mais n cumpre,o aumento do salario que o mesmo esta bem baixo de um salario digno e não é o suficiente para sustentar uma família.

    E sim ficamos ,confiando nas promessas do governo,não só de Rio Preto e sim do brasil inteiro.

    Helivelton da S.Santos

    ResponderExcluir
  15. Solucionar agora; Para melhores consequências no futuro

    São José do Rio Preto, interior de São Paulo como toda cidade de grande porte tem seus problemas, mas o principal problema de São José do Rio Preto são as enchentes.
    Com o acúmulo de lixos em ruas, bueiros, rios, a frequência de enchetes vem aumentando. No começo do ano ocorreu uma forte chuva que trouxe muitos prejuízos para moradores e comerciantes da cidade, como a loja Dafra que se localiza na avenida Bady Bassity com a Pedro Amaral que foi um dos locais da cidade mais arrasadas pela chuva, a loja teve sua vitrine totalmente destruída e suas mercadorias (motos), por terem sido arrastadas ficaram em estado precário.
    Outro local que foi prejudicado pela chuva e ficou em mau estado foi o mini-terminal rodoviário que se encontra na mesma esquina que a Dafra.
    Para tentar solucionar este problema, a prefeitura de São José do Rio Preto está realizando uma obra de canalização do rio "Rio Preto".
    Esta obra gerou revolta em alguns moradores, pois era uma área verde com arvores e plantas, e a maioria desse verde teve que ser retirado para que a obra fosse realizada.
    No meu ponto de vista, se não fizermos algo agora para solucionar esse problema as consequências futuras serão maiores. A obra deve continuar, mas com certeza todo aquele verde que foi desmatado deve ser replantado em outro local apropriado.


    Fabrício Issao

    ResponderExcluir
  16. Hotel Social

    São José do Rio Preto. É considerada uma cidade de grande porte e com o aumento da população, consequentemente aumentou o número de moradores de rua.
    A secretaria de Assistência Social de São José do Rio Preto tem um local diferenciado de abrigo que conta com doações, onde abriga alguns moradores de rua, pois não tem capacidade de abrigar todos, então é realizado um "rodízio" entre eles.
    O "Hotel Social" disponibiliza café da manhã, almoço e abrigo. Quando um morador de rua chega ao local é realizado um cadastro, se ele voltar para rua ele não é mais 'aceito' no abrigo.
    Também há casos de acompanhantes e pacientes de outros estados, cidades que vem para fazer tratamento no Hospital de Base, que não tem aonde ficar devido ao tratamento ser longo e sua situação financeira ser precária acabam ficando na rua, e algumas vezes usufluindo dos abrigos que deveriam ser somente para pessoas que não tem casa.
    Ao lado do Hospital de Base temos uma casa "Vox Dei" que oferece abrigo para acompanhantes e pacientes. Essa é uma solução que deveríamos implantar e ampliar na cidade.
    A prefeitura também deveria com ajuda de algumas instituições criar mais abrigos, para diminuir os dias do rodízio.
    Creio que o problema de moradores de rua nunca irá acabar, pois tem pessoas que ficam desabrigadas e gostam de viver assim, tem aqueles que são usuários de drogas e acabam dormindo nas ruas definitivamente, e tem aqueles que realmente não tem condições de se manter em casa. Mas no meu ponto de vista esse problema pode ser amenizado e muito e tomarmos as soluções sugeridas.
    Esse espaço não pode ser contabilizado como gasto, e sim como investimento, porque a vida humana não tem preço.

    Lidiene D'Ornellas

    ResponderExcluir
  17. O lugar onde eu vivo

    Os desastres das enchentes

    Na cidade onde vivo, São José do Rio Preto, situada na interior paulista, tem um sério problema: as enchentes.
    Estas ocorrem nas avenidas mais movimentadas da cidade e acaba devastando tudo o que está a sua frente.
    Em governos anteriores, obras para solucionar o problema foram efetuadas, no entanto não surtiram efeitos satisfatórios. No início deste ano, duas pessoas morreram em função da enchente, e uma delas era em bombeiro que no momento trabalhava no resgate as vitimas.
    Por outro lado, no governo atual, obras, de expansão da calha do rio preto estão sendo efetuadas, custando à União cerca de 29 milhões de reais.
    Além disso, as principais avenidas foram construídas as margens ou acima do rio, quando executadas as obras congestionam o trânsito da região.
    Essas obras é a esperança da solução definitiva do problema. Enquanto isso, a população fica na expectativa de não haver mais chuvas fortes e os congestionamentos tendem a crescer.


    De: Gabriela Dalafini Jardim nº18

    2ºF Alberto Andaló

    ResponderExcluir
  18. Saneamento Básico e Enchentes:


    Há um grande problema com o saneamento básico de São José do Rio Preto.
    Apenas 10% do esgoto é tratado, o resto é despejado no Rio Preto, sem nenhum tipo de tratamento.
    Daqui há alguns anos o rio, que tem o nome de Rio Preto devido a terra que o deixava preto, terá esse nome devido a poluição encontrada nele.
    Sem falar em alguns dias em que o mal cheiro é tão insuportável, muitos moradores que residem próximo ao local, fazem inúmeras reclamações.
    Outro problema agravado devido a esse fato, são as enchentes que em épocas de chuva são Freqüentes e devastadoras; locais como o terminal de ônibus e a Av. Alberto Andaló são muito atingidos pelas enchentes.
    o Ultimo prefeito chegou a investir no saneamento básico de Rio Preto, más o problema ainda continua e é grande, para melhorar esta situação seria necessário um investimento muito grande nesta área, más ninguém parece se importar muito com isso.
    Acho que se tivessem um pouco mais de consciência, menos corrupção, desvio de dinheiro, continuaria sendo um grande problema, porém poderia ser resolvido.

    Thiago Renato

    ResponderExcluir
  19. Danilo, o seu texto, além de proporcionar uma reflexão sobre a atual situação do desemprego, abre para a situação do jovem no mercado de trabalho. Continue escrevendo bem desta forma....

    ResponderExcluir
  20. Bruno, parabéns por sua proposta de escrever sobre a malha ferroviária. No seu texto é possível perceber que você pesquisou antes e apresentou a reflexão crítica. Tenha sempre em mente que é assim que se constitui um bom trabalho (como o seu)!

    ResponderExcluir
  21. Ana Flávia, o seu texto propõe uma reflexão sobre a atual situação da política em nossa cidade que deveria ser realizada por todos os riopretenses. Parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Jeniffer Longhi,
    Parabéns por pensar no futuro da cidade, ainda mais neste momento que estamos próximos a eleição. Agora é hora de refletir sobre o futuro do país.

    OBS. Obrigada pelo elogio!

    ResponderExcluir
  23. Helivelton,
    A violência realmente está presente em todas as cidades do mundo, pois já é considerada um problema social crônico. Relacioná-la com o desemprego é refletir sobre suas causas.

    ResponderExcluir
  24. Fabrício,
    Eu adorei o seu primeiro texto na minha disciplina! Acompanhei a sua escrita e reescrita de perto (com o auxílio de sua colega de sala). Espero que continue contribuindo desta forma com minhas aulas.

    ResponderExcluir
  25. Lidiene,
    Você foi a única estudante que se propôs a escrever sobre os abrigos em nossa cidade. É um tema polêmico e de difícil reflexão, mas você conseguiu transpor essa dificuldade e apresentar um belíssimo texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  26. Gabriela,
    Realmente as enchentes são um sério problema em Rio Preto que você abordou utilizando-se de dados reais sobre esse fato. Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Thiago Renato,
    Relacionar o saneamento básico e a política é o melhor caminho para abordar este tema que vem sendo discutido cada vez mais em todo o país. A corrupção existe, mas devemos lembrar que também cobramos pouco (não estamos preocupados) com a política em nossa cidade (ou país).

    ResponderExcluir
  28. Onde está a saúde?

    São José do Rio Preto, uma das maiores cidades do Noroeste Paulista, com 419.632 habitantes. Tendo como atual prefeito do município Valdomiro Lopes da Silva Jr, é considerada a 2ª melhor para se viver e mais desenvolvida do Brasil, com uma área de 431,30 km² (sendo 117,43 km² de área urbana) e faz divisa com os municípios de Ipiguá, Onda Verde, Bady Bassitt, Cedral, Guapiaçu e Mirassol. Com distância de 450 km da capital do estado, São Paulo, e 700 km de Brasília, capital federal. Possui 7 hospitais, 1482 leitos, 1162 médicos e 29 UBS (Unidades Básicas de Saúde. Mas por que será que mesmo assim faltam vagas, falta um atendimento decente para os cidadãos, a demora nas consultas e exames é insuportável e decisiva para uma vida?

    Sendo uma das maiores cidades do Estado, sem dúvidas poderia se concentrar mais na área da saúde, por mais que tenha várias opções de hospitais e postinhos espalhados. Os hospitais não suportam o crescimento da cidade, que não acolhem apenas pacientes locais como também de toda a região. A maioria dos hospitais dizem faltar verbas do Estado, mas, então, como ficam as pessoas? Muitas pessoas podem chegar a morrer pelo fato de não conseguirem marcar uma consulta ou um exame que demora meses a ser feito. Mas acho que se os hospitais tivessem mais amor ao ser humano e também a população fosse atrás de seus direitos isso poderia mudar.Por que então que não são só hospitais públicos têm esse problema? A maioria dos hospitais particulares recebem críticas de mal atendimento, demora na espera de consultas. Acredito que a culpa nesse caso não é do governo, na minha opinião, o problema está nas pessoas. Toda cidade tem esse tipo de problema,mas Rio Preto é uma cidade que tem potencial para melhorar,tem tantas coisas boas que a valorizam como por exemplo o FIT(Festival Internacional de Teatro), o grande potencial turístico, vantagens importantes que a valorizam.

    Enfim, esse problema prejudica a cidade, uma solução seria o Governo olhar mais para o problema “saúde”, e também a população se mobilizar e tentar resolver esse problema já que isso prejudica a própria cidade. Já os hospitais particulares deveriam dar mais valor aos seus pacientes que pagam para ter um atendimento melhor e acabam sendo mais prejudicados dos que usam o serviço público. Também as cidades das região poderiam obter seus próprios hospitais assim, os da nossa cidade não seriam lotados, e ficaria bem melhor para os riopretenses, juntamente com as outras vantagens como o festival de teatro e os outros pontos turísticos, que poderiam ser mais divulgados, dando orgulho à população da cidade.


    Angélica Helena Oliveira

    ResponderExcluir
  29. Angélica,
    Seu texto ficou perfeito à estrutura do artigo de opinião (apresentação da cidade e do problema ser abordado, argumentos que sustentassem a sua ideia e propostas de solução). Parabéns (mais uma vez)!

    ResponderExcluir
  30. O PROBLEMA DA FERROVIA

    Minha cidade é no interior do estado de São Paulo, conhecida como São José do Rio Preto. É uma cidade grande, movimentada, e como todas as outras, não é tão boa em todos os sentidos, como a violência que também há aqui, e os problemas com o trânsito.
    Apesar dos bons lugares para se divertir, a população sofre e se irrita com a linha de trem e o engarrafamento que ela provoca.
    O que mais complica o dia do riopretense, é pegar trânsito de carro ou ônibus (que é ainda pior, além de estar lotado e muitas pessoas em pé) e ter de esperar o trem passar.
    Chegar atrasado no serviço, em compromissos, em casa cansado pelo dia corrido e o trânsito parado. Com certeza, esse é um dos maiores problemas dessa cidade, isso deveria mudar, as autoridades deveriam tomar algumas providências para a melhoria da cidade e do dia a dia da população.
    Enquanto isso não acontece, fica a indignação dos riopretenses. Mas apesar de seus problemas, Rio Preto é uma cidade maravilhosa.

    Viviane D'Ornellas

    ResponderExcluir
  31. Viviane,
    É possível perceber pela sua crítica que você também está irritada com a situação do trânsito da cidade que vem crescendo a cada dia. Não sabemos se em um futuro próximo haverá rodízio de carros (assim como em São Paulo). É um tema polêmico para ser pensado e discutido.

    ResponderExcluir
  32. A escassez e a falta de opção no trânsito

    Viver em São José do Rio Preto é um orgulho para os riopretenses. Situada no noroeste de São Paulo, uma cidade modelo no interior. Com um pólo industrial e econômico bem amplo, onde abriga 450.000 mil habitantes. Uma cidade que está se desenvolvendo cada vez mais. Porém, ainda existem problemas bem precários, caso que, no meu ponto de vista, poderiam e deveriam ser evitados, como, por exemplo, a escassez e a falta de recursos que existe no nosso transporte coletivo: a empresa Circular Santa Luzia.
    Sem dúvida alguma essa é uma área que Rio Preto tem de ampliar. Com apenas essa empresa em atividade, alguns fatores ficam bem complicados. Primeiramente, o preço aumenta cada vez mais, hoje o valor está em R$ 2,30, mas segundo pesquisas realizadas na cidade, até o final do ano o valor subirá para R$ 2,50. Isso ocorre até pelo fato de só termos essa empresa em circulação e com o aumento da procura e pela falta de opção, eles podem aumentar o preço e ficamos de mãos atadas, pois precisamos do transporte.
    Sem contar que é indiscutível a falta de planejamento e de organização. As pessoas ficam horas nos pontos, ônibus lotados, sem o mínimo de conforto.
    Antes de pensar em aumentar o preço, penso que eles deveriam pensar em colocar outra empresa de transporte coletivo, assim os ônibus não ficariam lotados, as pessoas não ficariam horas esperando e teríamos a liberdade de escolha.
    Mas a mais, o importante em minha opinião é que a vinda de outra empresa aumentaria a concorrência e isso forçaria uma queda de preços.
    Seria ótimo para ambas: geraria mais empregos, mais organização, as pessoas pagariam menos, esperariam menos nos pontos e teriam, no mínino, lugar para todos se sentarem.
    Enfim, São José do Rio Preto (minha cidade amada), com tantas coisas belas, tantas qualidade, mas também tão mal planejada. E para solucionar esse mal, porque não lutar pelos nossos direitos? Reivindicar, ao invés de apenas criticar e ficar no mesmo ´´status`` atual, sem agir. Porque não sair da mesmice dos ônibus lotados para um ônibus com mais conforto?

    Thaiane Paolla de Abreu

    ResponderExcluir
  33. Thaiane,
    Eu só tenho uma coisa para dizer depois do seu texto: PARABÉNS! VOCÊ É ÓTIMA!
    Somente a nota 10 seria pouco para definir a sua competência leitora e escrita.

    ResponderExcluir
  34. O Problema da Saúde pode ser a Remuneração?

    A cidade de São José do Rio Preto é um polo nacional da saúde, muitas pessoas saem de outros Estados para se "tratar" aqui, porém, o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ainda não é um ponto de referência nacional.
    Os grandes governantes do estado e da cidade se preocupam com os grandes hospitais do município, mas, esquecem das UBS, malremunerando os médicos, fazendo assim, com que os profissionais não se interessem em trabalahor na saúde pública.
    Penso que se os governantesremurerassem os remunerassem melhor, a saúde pública não seria esse caos em que é hoje em dia, os médicos se interessariam um pouco mais em trabalhar em UBS, e não almejariam tanto trabalhar em um consultório particular.
    Também tem o problema dos prédios antigos e mal conservados. As vezes o governo manda uma tinta para pintar o prédio, mas depois de pouco tempo, a tinta descoasca e fica mais feia do estava, os banheiros nem sempre são limpos, e as salas dos medicos não tem estrutura suficiente para atender a população, em alguns casos há apenas uma mesa, a cadeira do médico, e a do paciente.
    Muitos profissionais de medicina da saúde publica não exercem a área em que se formaram, podendo dar uma informação equivocada. Assim, não adianta nada o paciente que está passando mal e que ficou um bom tempo esperando para ser atendido, entrar no consultótio e não ser examinado, pegar um remédio que não vai resolver seu problema.

    Francine dos Santos Cruz

    ResponderExcluir
  35. Muito obrigado pelo reconhecimento professora, tudo isso também é mérito seu, pois vc me auxiliou o texto !

    ResponderExcluir
  36. Francine,
    A saúde é um problema em Rio Preto e nas cidades vizinhas. Apesar dos projetos já desenvolvidos nesta área, ao que parece, ainda falta muito para que tenhamos um tratamento digno de 1º mundo. Parabéns pelo seu texto.

    ResponderExcluir
  37. Nome: Douglas Renan da Silva
    Faria de Camargo N°11 2°F


    Artigo de opinião


    Tema: “O lugar onde eu
    vivo”


    Hospitais Modelos


    Como ocorre em várias cidades
    do estado de São Paulo, São José do Rio Preto tem muitas belezas naturais,
    boa qualidade ambiental. Mas apesar de ser uma grande cidade, não possui
    bases hospitalares, como: aparelhos, veículos de pronto-atendimentos, dentre
    outros...
    O atendimento nos postos de
    saúde são demorados, com baixo nível de atendimento e muitas reclamações.
    Temos hoje em média de 911(novecentos
    e onze) postos hospitalares e 8(oito) hospitais.
    Sou a favor dos postos públicos,
    mas que sejam de alta qualidade: com equipamentos e utensílios novos. Penso
    que, se um hospital trabalha com aparelhagem com validade ultrapassada,
    os resultados serão somente “negativos”. Temos hoje em Rio Preto um hospital
    modelo, que trabalha somente com aparelhos de ultima geração: “Hospital
    de Base”, muitas pessoas, de todos os estados Brasileiros, o procuram
    por seu atendimento ser muito bom!
    Para muitos, os baixos atendimentos
    nos postos de saúde, a demora, a falta de democracia esta ótima, pois os
    brasileiros acham que tudo está sendo ganhado. Mas se esquecem que pagam
    altos impostos, para que recebam medicamentos e atendimentos “GRATUITOS”.
    Sem duvida a decadência tende
    a piorar cada vez mais. Pois a população não procura conhecer os seus direitos,
    deveres, para que não sejam enganados.

    ResponderExcluir
  38. Douglas,
    Muitas vezes a população esquece de que paga caro pelos serviços públicos como saúde, educação, saneamento básico, não cobrando as autoridades por atendimentos precários. Alertar sobre a importância desta cobrança é nosso dever como cidadãos.
    Parabéns pela reflexão e reescrita do texto.

    ResponderExcluir
  39. Agressões escolares


    Uma cidade com várias indústrias, uma grande diversidade cultural, vários habitantes e com uma vastas oportunidades de emprego, São José do Rio Preto é um bom lugar para se morar, contudo, mesmo sendo uma cidade grande, enfrenta vários problemas. Um desses problemas é a violência na escola que prejudica a educação dos alunos.
    Por um lado, essa violência vem dos alunos para funcionários públicos; há muitos casos de alunos que agridem os professores, funcionários e diretores, mas isso poderia ser resolvido se os pais soubessem educar seus filhos em casa.
    Por outro lado, a vários casos em que os professores ou funcionários agridem os alunos, também há casos em creches em que os funcionários pagos para cuidar das crianças acabam as maltratando.
    Do meu ponto de vista, tudo isso acontece por causa da falta de estrutura da educação do Brasil. Contudo, quem acaba sofrendo maus tratos são os professores que não recebem um salário devidamente apropriado e os alunos que não tem um lugar adequado para o aprendizado.
    Enfim, tudo isso pode ser resolvido com mais investimentos da Secretaria da Educação nesses alunos e professores.

    Franklin

    ResponderExcluir
  40. Franklin,
    A violência (agressão física) na escola é gerada por vários fatores internos e externos. Já a violência moral, como você colocou no seu texto, também pode ocorrer por meio do descaso com a educação, com os funcionários públicos e estudantes. Neste caso, a proposta de solução, apesar de ideal, parece bem distante...

    ResponderExcluir
  41. Um Lar, Doce Lar !

    A princípio de seus problemas, a cidade de São José do Rio preto, interior paulista, possui a segunda posição de melhor qualidade de vida do Brasil, sendo a décima cidade mais rica do país, deixando para trás até algumas capitais brasileiras.
    É uma cidade em torno de 430.000 (quatrocentos e trinta mil) habitantes, com muitas atrações para o lazer, e pontos turísticos também.
    Ultimamente a saúde da cidade vem se agravando cada vez mais. O atendimento está cada vez mais crítico e escasso, apesar de ser uma cidade com tecnologia avançada, que faz com que os procedimentos para curas estejam cada vez melhores.
    Vale se lembrar também, que, por ser uma cidade considerávelmente, grande em nossa região, seu índice de violência está abaixo do considerado normal.
    Rio Preto possui vários problemas como todas as outras cidades, mas seu custo de vida e sua qualidade, a faz ser um ótimo lugar para viver.

    Thiago Medeiros Borges

    ResponderExcluir
  42. Thiago,
    Assim como você apresenta em seu texto, Rio Preto é uma cidade maravilhosa para se viver.
    Esperamos que as autoridades públicas possam também perceber essa grandiosidade, não deixando de investir nas áreas primordiais ao desenvolvimento: saúde e educação.

    ResponderExcluir
  43. Problemas Públicos

    São José do Rio Preto é uma cidade maravilhosa, mas tem vários problemas como: uma cidade deste tamanho com apenas 10% do esgoto tratado; apesr de ter um hostital de referência no país inteiro, as Unidades Básicas de Saúde são precárias, sem contar a falta de emprego.

    Com a falta de emprego, muitas pessoas acabaram procurando outros meios para ganhar dinheiro, os "meios mais fáceis", com isso alguns desempregados acabaram entrando no mundo do crime, do tráfico, manchando o nome e a reputação da cidade.

    Na minha opinião, teria que haver um maior cuidado com o Governo do Estado e da cidade para qualificar melhor as pessoas para o mercado de trabalho.

    Entretanto, não podemos generalizar, pois muitas pessoas que estão desempregadas procuram cada vez mais serviços dignos ao invés dos "meios fáceis", buscando se capacitar através de cursos e especializações.

    Assim, eu acho qie além de Governo a Polícia Militar teria que auxiliar também, ajudando a manter esses marginais fora das ruas.


    Alaor Urbano Junior

    ResponderExcluir
  44. O comércio e o progresso


    Com sua economia baseado no comércio, pretação de serviços, indpustrias diversas e agricultura, São José do Rio Preto se transformou em uma das melhores cidades para se viver no Interior Paulista.

    Da forma com que a cidade foi crescendo e se desenvolvendo, agora é considerada um dos melhores municípios do país para se fazer negócio de acordo com a Revista Sumula Econômica.

    Apesar de ser considerada um polo comercial a infra-estrutura do comércio rio-pretense não avançou com o progresso, por isso, encontramos um trânsito caótico no calçadão da cidade, onde se localizam várias lojas. Os motoristas não encontram vagas para estacionar e isso se torna um problema para quem precisa fazer compras.

    Nos shoppings da cidade, onde o fluxo de pessoas era bem menor a alguns anos atrás, hoje, com as franquias de lojas populares, se tornou acessível para a maior parte da população, outro grande motivo para não se encontrar uma vaga para estacionar em um ambiente deste nos finais de semana.

    Soluções importantes para facilitar a vida do consumidor seriam a criação de garagens subterrâneas tanto nos shoppings como no centro da cidade. Para a melhoria do trânsito algumas das principais avenidas e ruas poderiam apenas se estacionar de um lado das vias, e a outra faixa ficaria livre para transitar os veículos.

    Em resumo, Rio Preto cresceu bastante em função do comércio, mas precisa de algumas melhorias para que possa cada vez mais atrair consumidores.


    Vanessa Duarte Moura

    ResponderExcluir
  45. Nome: Michele Novato Vilela
    série: 3ºF nº29


    Artigo de opinião

    TEMA: "O lugar onde eu vivo"

    Reconhecimento da cultura

    São José do Rio Preto é uma cidade grande, que sempre está aumentando a população, os bairros, as casas, a educação.Nossa cidade oferece cultura como: dança, teatro, pintura, entre outras.
    Na verdade, as atividades culturais de São José do Rio Preto não são conhecidas pela população da cidade e também das cidades vizinhas.
    Em janeiro, tem o "Janeiro Brasileiro da Comédia" que são peças teatrais para adultos e, para as crianças têm o projeto "Teatro é o maior barato", que tem duração de duas semanas, as peças custam R$1,99 por pessoa.Também em julho tem o FIT (Festival Internacional de Teatro), que traz muitos turistas para a nossa cidade.
    Por mais que a nossa cidade ofereça cultura para as pessoas, a nossa população ainda não reconhece o valor, principalmente, o teatro que é oferecido de forma ampla aos moradores.
    As pessoas deveriam incentivar mais uns aos outros a irem ao teatro com a família.Deveria-se fazer mais propagandas e comerciais nos canais de televisão.As pessoas quando vão sair à noite para se divertir, dar um passeio, preferem ir à um barzinho ou ao shopping do que ir assistir à uma peça de teatro.
    Sempre tem espetáculos de dança e poucas pessoas vão assistir, a maioria das pessoas que vão é da família, amigos e, até pessoas interessadas em seguir a mesma carreira.
    As pessoas da nossa cidade teria que se juntar, quem se interessa mais e montar uma campanha para incentivar mais os outros moradores a reconhecer o trabalho dos cidadãos da nossa cidade.E, principalmente, a nossa cultura, como o teatro e a dança.

    Michele Novato Vilela

    ResponderExcluir
  46. Alaor, o desemprego e o aumento da criminalidade são dados que embasam muitas das questões polêmicas de nossa cidade (eu diria até em nível mundial).

    ResponderExcluir
  47. Vanessa,
    Fica até difícil de falar algo sobre o seu texto, que sempre se apresenta muito bem estruturado. Parabéns e continue com tais (e tamanhas) reflexões críticas.

    ResponderExcluir
  48. Michele,
    Parabéns por sua iniciativa de abordar a parte cultural que é tão significativa em nossa cidade, apesar da pouca aceitação por parte dos moradores (como você bem abordou em seu texto).

    ResponderExcluir
  49. Artigo de opinião

    Rio Preto Saúde Precária

    Na cidade de São José do Rio Preto a saúde
    vem sendo muito desrespeitada,no sentido
    de melhoras para as famílias mais pobres e ,
    necessitadas, muitas filas em hospitais e postos
    de saúde.
    E por ser uma cidade que concentra um hospital
    de Base que acolhe a toda Região,deveria
    ter melhorias ,pois há muita espera nas filas,
    que podem até causar a morte de pessoas que
    precisão desse atendimento e não tem condição de pagar um convênio médico.
    Pelo o que vejo,o prefeito da cidade ainda não fez nada para melhor e atender os pobres e nessecitaos que precisam desse atendimento publico.
    Porém nossa cidade tem uma boa imagem na área da saúde, mais ainda falta muito para podemos nós orgulhar da Saúde de Rio Preto.
    Enfim, apesar dos poblemas encontrados pode-se dizerque a cidade tem um dos melhores atendimento na saúde.

    Beijo Professora Adoro você !!

    Mariana Barbosa de Oliveira

    ResponderExcluir
  50. A Poluição em São José do Rio Preto


    Como ocorre em diversas cidades brasileiras, e principalmente do estado de São Paulo, São José do Rio preto tem seus ponto turísticos, Boa qualidade de vida muitas oportunidades de trabalho mais o sistema ambiental esta deixando a desejar.
    A queima da cana de açúcar tem gerado um grande abalo no meio ambiente e na diversidade. Segundo o ministério da saúde do Estado de São Paulo a queimada causa doenças cancerosas e outras complicações para a sociedade, além da Poluição do ar.
    Mesmo tendo criado Leis contra a queima da cana de açúcar, as usinas sucroalcoleiro da região as desrespeitam, pois a falta de preocupação dos órgãos responsáveis por fiscalizar o comprimento dessas leis é inadequado e com pouco interesse.
    Outras ações do Estado, justamente com o Prefeitura da Cidade e de outros municípios circunvizinhos poderiam agir com firmeza na fiscalização dessa ilegal e a abusiva pratica contra a sociedade, com a contratação de mais membros especializados nessa area, e a criação de novas leis que forçasse os a parar com a queima, mais também criar formas de comprar e financiamentos de maquinários especializados só com o corte da cana.
    Dessa maneira, boa parte dos problemas ambientais e de saúde na cidade e também em todo o Estado acabariam.

    Julio Cesar Marques da Silva 3º F

    ResponderExcluir
  51. Titulo: Natureza e o Poder Publico


    A cidade de São José do Rio Preto, que fica localizada no Noroeste Paulista, é movida economicamente por polos industriais e também associada ao cultivo da cana-de-açúcar.
    Uma cidade maravilhosa em termos de moradia, o campo de trabalho é generoso e as empresas não estão conseguindo preencher suas vagas de trabalho, pois na maioria das vezes não há capacitação profissional.
    A cidade com sua economia movida de forma acelerada, a cada dia surge novos loteamentos, empresas e Shopping Centers como: o "Rio Preto Shopping" que foi o primeiro e é o mais freqüentado pelos habitantes; existe também o "Praça Shopping" e recentimente foi inaugurado o "Plaza Avenida Shopping" que promete vir com mais novidades.
    Mas, no entanto, além de ser uma cidade com vários benefícios, enfrentam problemas como por exemplo, o Saneamento básico em que apenas 10% do esgoto é tratado na cidade.
    Com cerca de 430 mil habitantes, é uma porcentagem muito baixa que provoca polêmica.
    A cidade tem lindos pontos turísticos e o principal é a Represa Municipal, que fica em um dos pontos nobres da cidade.
    A Represa fornece parte da agua que abastece a cidade, e pouco dessa parte é tratada. A cidade inteira despeja o esgoto na Represa e nos córregos que cortam a cidade, caminhando você pode encontrar resíduos de lixo e até mesmo esgoto correndo abertamente ao longo do rio.
    Com o aumento da população, os Governantes da cidade tinham que fazer algo a respeito, como investir no tratamento de esgoto, construindo sistemas de tratamento, e mais concentização entre a população.
    Se continuarmos assim, a Natureza vai sofrer, peixes irão morrer, aves que se alimentam dos peixes sofreram por infecções, um caos no ecossistema e principalmente na cadeia alimentar.
    Espero alguma atitude da administração pública logo, ou iremos ter no "Rio Preto" um rio morto, como o tiete em São Paulo.
    Espero alguma atitude, pois a cidade e, principalmente, a natureza agradecem

    Aluno: Luan Prince Serie:3ºF Periodo: Noturno

    ResponderExcluir
  52. Trânsito Caótico

    A cidade de São José do Rio Preto está cada dia mais crescendo a população, que está aumentando por este ser um lugar muito acolhedor.
    E com esse crescimento o trânsito está aumento em horas de maior fluxo de pessoas para o trabalho como 07 horas , 12 horas e 18 horas o trânsito é caótico /é muito movimento, parecendo a capital de São Paulo .
    Mas a nossa cidade está em um grande crescimento e desenvolvimento, um dos projetos para a melhoria do tráfego de veículos é desviar a linha férrea do meio da cidade e colocar fora da cidade, facilitando muito a passagem das vias.
    Além disso a cidade tem crescido muito e agora existem várias alternativas de vias para amenizar o trânsito, criando novas ruas de fácil acesso.
    Mas também existem muito caos com as ruas de nossa cidade, ruas esburacadas, sem sinalização, sem iluminação causando vários acidentes envolvendo vítimas e outros.
    A cidade está melhorando, crescendo e se desenvolvendo para a melhoria da população

    Lucas de Oliveira 2°F beijomiliga

    ResponderExcluir
  53. DIEGO MARQUIOLI N°08 3F
    (OBS : PROFESSORA DEI UMA IMPLEMENTADA NO MEU
    ARTIGO ESPERO QUE GOSTE )

    ((Água ))

    O brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde – a organização recomenda o consumo diário de 40 litros diários por pessoa, enquanto no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa, em média. A informação é resultado de uma pesquisa desenvolvida pela H2C Consultoria e Planejamento de Uso Racional da Água. De acordo com a consultoria, faltam políticas globais de incentivo ao uso racional da água e as iniciativas existentes estão sempre voltadas para o aumento da produção de água, e não para a diminuição do consumo. “Até quando vamos deixar as campanhas de uso racional da água nas mãos das concessionárias; isto é contraditório, porque o negócio delas é vender água, assim, quanto maior o consumo e, por decorrência, a venda de água, mais as concessionárias lucram”, destaca Paulo Costa, consultor e especialista em projetos de Uso Racional da Água. O especialista explica que há alternativas que permitiriam reduzir o consumo de água imediatamente, sem necessidade de novos investimentos.
    a Prefeitura implementou um programa de incentivo à substituição de equipamentos gastadores de água – bacias sanitárias, especialmente – por outros, racionalizadores. O programa foi implementado, entre 1994 e 1996, com investimento de 240 milhões de dólares no incentivo à troca de bacias e válvulas sanitária, permitindo a economia de 288 milhões de litros por dia. Os consumidores passaram a economizar até 35% na sua conta de água mensal. Além disso, os técnicos da prefeitura nova-iorquina constataram também que conservar/economizar 100 milhões de litros de água, por exemplo, sai até um quarto do custo exigido para captar, tratar e distribuir igual volume de água, ou seja, é muito mais barato racionalizar do que aumentar a produção.

    ResponderExcluir
  54. Para Tudo Existe uma Solução?

    Como ocorre com diversas cidades do estado de São Paulo, São José do Rio Preto é uma cidade do interior que está entre as maiores do estado tem como seu principal ponto turístico a "Represa" com vários estabelecimentos comerciais e animais que vivem ao redor. Em minha opinião, um dos problemas da cidade são as escolas estaduais, pois o município disponibiliza transporte gratuito, caso o estudante more longe da escola, tem melhor preparo tanto com os profissionais quanto com a estrutura pedagogia, porém esses recursos só são dados até o quinto ano do ensino fundamental e pelas escolas municipais.
    Além disso, investir na educação da cidade contribuirá futuramente com o desenvolvimento da economia, pois mais educação significa menos violência, mais desenvolvimento e menos desempregados.
    No entanto, projetos deveriam ser apresentados à prefeitura, pois com a educação de boa qualidade aumentaria o crédito da cidade, com isso haveria aumento da população e crescimento social.
    Assim, com a prefeitura trabalhando para melhorar a educação e disponibilizando transporte para alunos e educação de boa qualidade, tudo cooperaria para mais oportunidades e melhor qualidade de vida.

    Priscila Marques Ferreira

    ResponderExcluir
  55. Será que o problema é o desemprego?

    Como ocorre em diversas cidades brasileiras, São José do Rio Preto é uma cidade com um polo comercial muito amplo e com uma boa qualidade de vida.Porém nos últimos anos a violência aumentou, pois há muitas pessoas desempregadas, que por não conseguirem um emprego acabam entrando para o caminho do crime, e isto acontece principalmente entre jovens, pois para eles é mais difícil conseguir o primeiro emprego.
    Ao que tudo indica, não é a falta de emprego que é realmente o priblema , mas sim a falta de qualificação para o emprego.
    Ultimamente a população anda desinteressada em procurar qualificação e isso acaba levando as pessoas para outros caminhos mais "fáceis",por exemplo:o tráfico de drogas, o roubo, a prostituição; que são as formas fáceis e rápidas de ganhar dinheiro, sem ter qualificação.
    Por outro lado, à várias oportunidades para esse grupo mais jovem, como o ARPRON, que é uma instituição que gera oportunidade e qualificação para o primeiro emprego para meninos. O FUBEAS também é uma instituição que gera oportunidade e qualificação de primeiro emprego, só que é para meninas.E há também diversos cursos, escolas técnicas e faculdades para as pessoas aprofundarem seus conhecimentos.
    Dessas inúmeras maneiras,só fica desempregado aquela pessoa que realmente não está interessado em por a "mão na massa", ou seja, melhorar sua capacitação profissional.

    Isla Caroline Gonçalves

    ResponderExcluir
  56. Transito em minha cidade
    Este artigo de opinião retrata sobre o transito em Rio Preto, que é ruim é está um caos, porque não tem sinalização correta e também há muitos buracosnas vias públicas e ruas sem saída.
    O Secretário de Transito de Rio Preto poderia colocar mais semáforos, placas, pares e muitas lombadas. As pessoas na cidade poderiam respeitar também as outras e as poucas sinalizações que tem.
    As sinalizações estão em mas condições de uso como, por exemplo, os sinais em avenidas, são antigos e não funcionam direito; porém hoje, por causa da política, encontra-se em situações boas e, também ruas asfaltadas e bem sinalizadas para pessoas de outras cidades não ficarem perdidas em Rio Preto.
    A única coisas que deveria ocorrer é, a cada ano, obter provasde transito. Para as pessoas que são ruins na direção que possam melhorar sua visão da sociedade.
    A maioria dos acidentes de transito são por falta de atenção das pessoas ou por não verem as sinalizações.
    Deveria-se também ter mais assistencias quando um carro quebra ou acontece um acidente em rodovias próximas.
    Portanto, os políticos deveriam tomar proidencias em arrumar as cidades, com mais semáforos, placas e melhorar os asfaltos das cidades brasileiras.


    GUSTAVO NOGUEIRA

    ResponderExcluir
  57. Mariana,
    A saúde é um tema que ainda gera bastante polêmica em nossa sociedade, que depende do atendimento público. Infelizmente, percebemos que esse problema está longe de ser resolvido, mas seu texto contribuiu para essa reflexão.
    Obrigada e também a considero uma ótima aluna.

    ResponderExcluir
  58. Julio,
    O seu texto é o exemplo de que dedicação e um pouco de trabalho geram uma boa escrita. O seu tema foi único sobre a reflexão acerca do problema das queimadas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  59. Luan,
    PARABÉNS pelo seu texto. Foi possível perceber o trabalho de reflexão e apresentação do tema proposto (O lugar onde eu vivo), intensificando a proposta de escrita de um artigo de opinião.
    Espero que esta evolução percebida em seus estudos continue por sua vida (escolar ou não).

    ResponderExcluir
  60. Lucas,
    Desculpe-me toda a demora em ler e comentar o seu texto, mas eu estava aguardado que mais alunos fizessem o que você fez: reescrever, digitar e postar aqui. Obrigada pela participação em sala e na produção escrita do artigo. Continue desta forma irreverente e comunicativo.

    ResponderExcluir
  61. Diego,
    A implementada que você deu no seu artigo, apesar de enriquecê-lo, apagou o brilho da sua própria produção escrita. Eu ficaria mais feliz se conseguisse encontrar o 'Diego' na maior parte das linhas digitadas...

    ResponderExcluir
  62. Priscila Marques,
    Uma das propostas da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) é de que o município, assim que conseguir dar conta (pagar professores, merenda, transporte, etc.) para o ensino fundamental poderá (no futuro) atender ao ensino médio. As políticas públicas estaduais já estão visando este objetivo que você intuitivamente abordou em seu artigo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  63. Isla,
    Você abordou um tema que muitos desenvolveram em seu texto, no entanto, mostrou um novo e importante argumento: a desqualificação profissional. Muitos empresários já estão preocupados com o futuro do mercado de trabalho por vislumbrarem uma falta de preparo profissional, que tão organizadamente você apresentou em seu artigo.
    O seu texto ficou ótimo e bem estruturado.
    Continue com este nível de desempenho.

    ResponderExcluir
  64. Gustavo Nogueira,
    Você é o exemplo de que eu sempre espero o desenvolvimento escrito de meus alunos. Apesar de todo o prazo que todos tiveram para a publicação do texto, você, em poucos dias, escreveu, reescreveu e publicou. Parabéns pelo exemplo de dedicação e obrigada pela atenção à minha matéria.

    ResponderExcluir
  65. Teatro: O Comecim das Coisas
    Companhia: La Cascata Cia Cômica

    A inocência da vida

    Dia 03 de setembro de 2010, fomos ao SESC, assistir a uma peça de teatro, "O Comecim das Coisas", uma peça de teatro interessantíssima, que fala sobre o começo de tudo, quando Deus criou o mundo.
    Se baseia no livro da Gêneses, colocando que tudo começa no Vale do Paraíba, um lugar humilde, bonito, calmo, onde certamente é um lugar perfeito para começar o mundo.
    Na peça, Deus era um violeiro e que ao invés de contar dias, contava em acordes, a cada acorde era um acontecimento.
    Um espetáculo breve, e muito bem elaborado, engraçado e cheio de sabedoria, cheio de ensinamentos para a vida, onde podemos lembrar e pensar no certo e errado, o que devemos e o que não devemos.

    Ana Flávia O. Abreu - 2ª F

    ResponderExcluir